Marcolino Candeias, um jovem poeta “Gávea/Glacial”

Mar Cand

A presença de Marcolino Candeias nestas páginas impõe-se de várias formas: foi um protagonista contemporâneo do movimento “Glacial / Gávea” e ofereceu, sem ter sido necessário pedir-lhe o favor, uma colecção inteira de digitalizações preciosas da totalidade das edições do suplemento “Glacial – a união das letras e das artes”, um dos espaços fundamentais de representação literária da juventude do seu tempo, no espaço geográfico aberto ao mundo que é o arquipélago do meio do mar.
Essa generosidade participativa proporciona a este trabalho internáutico um verdadeiro salto qualitativo que todos os interessados irão apreciar devidamente, e muito nos honra, ao Carlos Faria, ao Rogério Silva e a mim mesmo, já para não falar na  imensa e riquíssima lista dos participantes interessados e admiradores desse momento da cultura em português universal que foi “Gávea/Glacial”.


Não conhecendo pessoalmente Marcolino Candeias não me é possível, nem será necessário, fazer a sua apresentação, pelos mais variados motivos. Primeiro porque é por demais conhecido e depois porque, para fazer as honras da casa, há por aqui quem possa fazê-las com plena legitimidade: o dono do lugar, o poeta Carlos Faria.
Acrescento, pela legitimação que o texto de Emanuel Félix lhe confere como legítimo e activo participante da “Geração Glacial”, o breve curriculum que figura na contracapa do volume do livro de poemas que teve a gentileza de me oferecer.



A nossa ferramenta de abertura é a apresentação de Marcolino Candeias, feita por Carlos Faria no “Glacial” nº 64, de 13 de Maio de 1971, e um conjunto de outras parcelas de comunhão poética com o protagonista/autor que se evoca, com a melhor admiração artística e toda a merecida consideração:

.

MARC mos 02

O texto aqui apresentado é do “Glacial” nº 64, de 13 de Maio de 1971, assinado por Carlos Faria. Todo o enquadramento cromático é de Costa Brites, que mostra em fundo um fragmento abstrato de um trabalho de sua autoria. Clicar para ver em formato maior.

.

Poemas de Marcolino Candeias publicados no mesmo

Poemas de Marcolino Candeias publicados no mesmo “Glacial” nº 64, de 13 de Maio de 1971

MARC-07-A1

poesia publicada pelo “Glacial” nº 103, de 16 de Maio de 1973

.

Poema dedicado ao poeta João Vital, publicado no Glacial nº 75 de 22 de Fevereiro de 1972

Poema dedicado ao poeta João Vital, publicado no Glacial nº 75 de 22 de Fevereiro de 1972

.

MC23

.MC22

Poema publicado no Glacial nº 97, de 6 de Abril de 1973

Poema publicado no Glacial nº 97, de 6 de Abril de 1973


Ligação para o primeiro conjunto das publicações do suplemento “Glacial”

.

.

.

.

.

.

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s